• Um carro com bateria de 40 kWh pode levar de 4 a 6 horas para carregar com um carregador de nível 2, enquanto um modelo com 100 kWh pode demandar de 10 a 15 horas, dependendo do tipo de carregador utilizado.
  • Carregador Nível 1 (Tomada padrão 120V): É o mais lento e usa uma tomada comum de residência. Esse tipo de carregador oferece cerca de 8 km de autonomia por hora de carga. Em média, para uma carga completa, pode levar entre 8 a 20 horas, dependendo da capacidade da bateria.

  • Carregador Nível 2 (240V): É o mais utilizado tanto em residências quanto em estações de recarga públicas. Com esse tipo de carregador, é possível carregar entre 20% a 80% da bateria em cerca de 4 a 8 horas.

  • Carregador Rápido (DC Fast Charging): Utiliza corrente contínua e é o mais veloz. Dependendo do modelo e da capacidade da bateria, ele pode carregar a bateria de 20% a 80% em 20 a 40 minutos. No entanto, deve-se atentar para a compatibilidade do veículo com o tipo de carregador, já que alguns carros não aceitam essa carga rápida.
  • Em climas frios, a eficiência da bateria diminui, o que pode aumentar o tempo necessário para carregar o veículo.

  • Em temperaturas elevadas, a bateria pode superaquecer, o que pode acionar o sistema de proteção do carro, reduzindo a velocidade de carregamento.
  • Novas tecnologias de baterias: As inovações nas baterias estão tornando os carros elétricos mais rápidos para carregar e também com maior capacidade de autonomia. Com o desenvolvimento de baterias de estado sólido e outras tecnologias, a recarga poderá se tornar ainda mais rápida no futuro.

  • Infraestrutura de recarga: O número de estações de recarga rápida vem aumentando, especialmente em áreas urbanas e ao longo de rodovias. Isso facilita a vida dos motoristas, permitindo uma recarga mais eficiente durante viagens longas ou deslocamentos cotidianos.